-
Arquitetos: People's Architecture Office
- Ano: 2019
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma instalação de arte que ativa o espaço público, a Fábrica de Rede Social está localizada nos terrenos do The Sea World Culture and Arts Center em Shekou, Shenzhen.
Toda a instalação tem cerca de seis metros de altura e consiste em quatro conjuntos de "buzinas de tubos" ao redor, entrelaçados em uma grade espacial.
As cornetas da instalação alcançam o exterior em múltiplas direções, espelhando os volumes em balanço do centro pelo arquiteto Fumihiko Maki. Enquanto o projeto de Maki direciona as vistas para paisagens distantes, as cornetas do projeto da Fábrica de Rede Social projetam sons e vozes para áreas imediatamente adjacentes, incluindo o calçadão à beira-mar, jardins e entrada do museu.
Operando em escala humana, as cornetas pequenas permitem que as pessoas falem indiretamente umas com as outras, enquanto as grandes são ocupáveis e fornecem cobertura para atividades sociais. Os tubos torcidos da instalação recordam a herança marítima e industrial de Shekou. Eles se transformam em telescópios, periscópios e móveis públicos que facilitam a reunião de pessoas.
O público é bem-vindo a explorar a Fábrica de Redes Sociais em seus próprios termos. É um instrumento para descobrir novas e inesperadas formas de interação auditiva, visual e física.